O protocolo de empréstimo da Thorchain teve um prejuízo gigante e teve que congelar a função até que pensem em um jeito de pagar os credores. Pelo que li, parece que eles pegavam o colateral e compravam RUNE para aumentar o preço do token, assim:

BingAi image
Você emprestava BTC para pegar USDT, eles trocam esse BTC por RUNE e depois por USDT e te dava, o BTC ficava no contrato para ser pago quando você pagasse os USDT.
O Problema disso é que o BTC subiu de preço e o protocolo não tinha o colateral quando o usuário precisava sacar e precisava comprar... Logo o usuário pagava os USDT e o protocolo precisava emitir RUNE para conseguir comprar o BTC e dar conta da diferença de preço, assim emitindo muita RUNE, isso estava fazendo o preço da RUNE cair e iria para uma espiral da morte.
Opinião sobre o caso: O projeto é furada, pois valia muito a pena emprestar seu token e esperar um tempo, se subisse, você pagava o empréstimo e tinha um lucro para fazer outro empréstimo... E se caísse, você não pagava a dívida e comprava o token com os USDT que você tinha e poderia fazer outro empréstimo. Alguém tinha que pagar a conta...