Bom, para começar, devo dizer que não pretendo convencer ninguém sobre qual é o melhor sistema, pois isso depende da finalidade de cada pessoa. Então, deixe-me listar abaixo alguns pontos que me levaram a migrar de forma definitiva para o Linux:
Preço da licença de uso:
Como eu era de uma família humilde nunca tinhamos dinheiro sobrando, então eu usava uma versão pirata. Antigamente, era possível usar chaves encontradas na internet para ativar o Windows. Porém, nos Windows mais modernos, começou a ser necessário instalar um programa para crackear, que possivelmente possuía um backdoor. Isso era como instalar um vírus no computador e para alguém te hackear.
Já com o Linux, é gratuito para uso, embora seja possível usar o Windows sem licença com algumas restrições.
Vírus:
Como o Windows é usado pela maioria das pessoas do mundo, é normal que o sistema seja o predileto para hackers mal-intencionados. Além disso, o Windows possui uma gama de aplicativos e jogos crackeados que se tornam um prato cheio para vírus. É claro que eu sempre baixava esses jogos e programas crackeados, e isso fazia com que meu computador ficasse cheio de vírus.
Felizmente, como o Linux possui uma loja de aplicativos e uma grande parte dos programas sendo open source, é mais difícil existirem programas com vírus.
Atualização forçada:
No Windows, era comum o computador começar a atualizar sozinho, afetando o ping dos jogos online e, algumas vezes, forçando o reinício, mesmo que houvesse alguma tarefa que se perderia sem salvar...
Antivírus com falsos positivos e travando mais que o vírus
O antivírus, além de travar ao consumir quase todos os recursos do computador, ainda alertava falsos positivos e excluía arquivos importantes para o sistema ou para alguns aplicativos, corrompendo assim os programas.
Graças a Deus, no Linux, nunca usei nenhum antivírus e nem sei se existe algum.
Windows é Closed Source
Por ninguém ter acesso ao código-fonte do Windows, é impossível saber se existem backdoors e, além disso, é um sistema que só beneficia a Microsoft.
Em resumo, migrar para o Linux pode ser uma boa escolha para quem faz uso básico do computador e não precisa utilizá-lo para trabalhos de design gráfico, jogar, entre outras atividades mais exigentes. Além disso, o benefício de ser gratuito e livre de vírus é uma grande vantagem, pelo menos para mim foi.