Um dos problemas que muitos apontam é que é impossível precificar um produto usando o BTC sem usar o dólar, já que além do BTC ter 8 casas decimais, seu preço oscila muito. Em relação à oscilação, somente com o tempo será possível estabilizá-la. Mas em relação às casas decimais, já existe uma solução chamada satoshi. Em vez de alguém usar 0.00000001 BTC, pode-se usar 1 SATS:
100.000.000 SATS = 1.00000000 BTC.
Afinal, qual é o melhor exemplo de precificação de um produto em BTC se não forem as próprias criptomoedas? Toda vez que o Bitcoin oscila seu preço em relação ao dólar, todas as criptomoedas oscilam juntas, pois todas estão de algum modo pareadas em BTC.
Em um possível futuro onde as pessoas possam usar seu BTC para comprar, não será mais necessário trocar para o dólar. Logo, o preço em dólar não fará mais sentido. Por isso, muitos dizem que 1 BTC custa 1 BTC.
Motivo para adoção do BTC
Você já se perguntou por que, mesmo com o avanço tecnológico, as pessoas têm cada vez menos riqueza? Você pode pensar que seja por causa do aumento populacional, e em parte talvez seja. Mas o principal motivo é que o governo não só cobra impostos, como também imprime dinheiro, desvalorizando a moeda. Em certos lugares, impostos e inflação podem fazer o salário de uma pessoa diminuir mais de 80%, ou seja, uma espécie de escravidão moderna.
Com o BTC, se um pão custa 350 SATS hoje, daqui a 5 anos é capaz de custar 200 SATS ou menos. Pois a tendência é de, com o tempo, as pessoas enriquecerem quando não precisam alimentar um sistema que faz guerras, agride pessoas e desperdiça dinheiro.